Marc Antoine (Antonin) Caréme, nascido em Paris no dia 8 de junho de 1784, faleceu aos 48 anos em 12 de janeiro de 1833. Seu nome é conhecido na história da gastronomia como o Chef dos Chefs, ou então Rei dos Chefs, o primeiro no mundo.
Caréme possuía diversas qualidades, era criativo, ousado e detalhista, aplicou isso e transformou em talento, sensibilidade e eficiência, escrevia tudo que aprendia, desde seus erros às suas criações, explorou os mais diversas tendências, encantando os paladares mais refinados, tal como o príncipe Talleyrand, Paris e o Czar Alexandre.
A vida de Antonin nem sempre foi tão majestosa, ele foi abandonado pelos pais nas ruas de Paris, em 1792, tendo apenas 8 anos e estando no ápice da Revolução francesa.
Para sobreviver, ele trabalhava em um restaurante bem simples em troca de comida e cama, com 14 anos, um famoso Chef o reconheceu como aprendiz, pois notou que havia ambição no garoto. Apesar da pouca idade, Caréme entendia a transformação que o país estava passando e soube fazer a diferença com os recursos que possuia e conquistou o mundo.
A ele se deve a criação de vários preparos, tal como o vol-au-vent, presente até hoje na gastronomia, dele também veio bases de molhos e muitas outras coisas que enriqueceram os pratos, soube absorver influências de cada cultura que passou, aperfeiçoou técnicas como o da massa folhada e ainda o serviço la russe, que trouxe da Casa Imperial Russa e essa é uma ordem de pratos usada mundialmente até os dias de hoje.
Chamá-lo de Rei é o título que mais cabe ao homem que reinventou a culinária e inspirou o mundo gastronômico.
foto revolução francesa.
Por Dannielhi Ester.
Comments