top of page
Buscar
francesacozinha

Trufas

Olá meu nome é Beatriz e hoje eu vou escrever um pouco sobre a trufa, não são aquelas de chocolate, essas são um fungo comestível do grupo dos ascomicetos. Ele se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 centímetros e estabelece uma relação de simbiose (troca) com as raízes de árvores como o carvalho, o pinheiro mediterrâneo, a castanheira, salgueiro, álamo e tílias, e ainda por ser incapaz de realizar a fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore.




Para encontrar as trufas é necessário o auxílio de cães especialmente treinados que conseguem identificar a localização exata onde se encontra o fungo, caso contrário, são muito difíceis de serem descobertas.


As trufas podem ser brancas ou negras e vão do tamanho de uma noz ao de uma batata média. Os italianos dizem que a trufa é o ‘elo perdido’ entre o alho e o parmesão. A branca é mais aromática e a negra tem um sabor mais terroso, que se aproxima do funghi”, explica Lalo Zanini, empresário e restaurateur que criou a Tartuferia San Paolo, um restaurante em que todos os pratos levam trufa. A forma mais comum de consumi-la é laminar sobre pratos que levam ovo, massas e risotos. O preço do quilo (da trufa negra) pode chegar facilmente aos R$ 5 mil. E o valor da branca até 3 vezes mais.


Trufa negra

Colhida no verão europeu, entre maio e dezembro, a trufa negra tem aroma semelhante ao funghi e notas de avelã e pode ser das seguintes variedades: pregiato, estivo, lisa, de inverno ou uncinato. A recomendação é usá-la em preparos quentes, pois quando aquecida, intensifica seu sabor e aroma.


A trufa branca também deve ser consumida crua, caso contrário perde seu aroma e sabor. São mais raras, pois a colheita dura menos tempo. As trufas brancas mais caras são de Alba, cidade ao norte da Itália próximo a Milão. Cada variedade tem sua característica única.


Além das brancas e negras há outras variedades, como a bianchetto (colhida de janeiro a abril), cujo aroma lembra alho e tem casca lisa. Outra é a pregiato (colhida de setembro a dezembro), de aroma mais pronunciado, podendo ser usada em menor quantidade.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page