O CHEF DE COZINHA PAUL BOCUSE DURANTE PREMIAÇÃO
EM CONCURSO GASTRONÔMICO COM SEU NOME
TRAJETÓRIA DE UM COZINHEIRO
Paul Bocuse nasceu em 11 de fevereiro de 1926 na cidade de Collonges-au-Mont-d’Or, localizada no leste da França, onde morreu aos 91. Filho e neto de cozinheiros, sua história de afeição entre o chef e a cozinha francesa começou aos oito anos de idade, pois foi nessa idade que Bocuse preparou o seu primeiro prato, uma refeição com rins de vitela. Aos 15 anos de idade se tornou aprendiz de cozinheiro. Aos 20 anos seu aprendizado foi com sua mentora Eugénie Brazier, que era uma renomada chef da França.
Nos anos 1960, ficou conhecido como um dos criadores do movimento chamado de Nouvelle Cuisine, promovendo uma pequena revolução no preparativo e na forma de servir comida em restaurantes. Foi o primeiro chef francês a priorizar uma cozinha simples, mas refinada, usando ingredientes frescos e locais. Utilizava as técnicas da cozinha clássica francesa, para torná-la mais leve e fresca.
Apresentava suas inovações no restaurante Auberge du Pont de Collonges (foi o divisor de águas para a sua fama internacional) que desde 1965 até hoje ostenta a cotação máxima de três estrelas no Guia Michelin, publicação que é referência na gastronomia francesa e internacional.
VERSÃO DE PAUL BOCUSE PARA UM TRADICIONAL PRATO
COM VIEIRAS, AS COQUILLES DE ST. JACQUES
Uma de suas invenções mais famosas é a sopa VGE. (trufas e foie gras em caldo de galinha, servida em uma cumbuca recoberta por massa folhada, assada no forno), um parto em homenagem ao presidente francês Valéry Giscard d’Éstaing.
SOPA VGE, INSPIRAÇÃO DE PAUL BOCUSE
Após conquistar fama, prêmios e clientela nos anos 1960 e 1970, o chef Paul Bocuse foi responsável por internacionalizar a gastronomia de seu país, difudindo seu próprio nome pelo mundo. Abriu restaurantes no Japão e Estados Unidos. Fundou um império gastronômico, criando um instituto com seu nome, o Instituto Paul Bocuse, no ano de 1990. O empreendimento fica localizado em Ecully, na França. É uma importante escola de gastronomia e hotelaria, reconhecida mundialmente. Publicou livros de receita, traduzidos para dezenas de idiomas. Também difundiu um concurso internacional de gastronomia, o Bocuse D'Or, atraindo cozinheiros do mundo todo. O chef também teve um papel importante na difusão da cultura francesa e das técnicas da gastronomia no Brasil. Seus aprendizes franceses trouxeram os ensinamentos de Bocuse e da Nouvelle Cuisine para o Brasil, adaptando as técnicas de lá aos ingredientes locais. Foi considerado um novo marco na cozinha brasileira, iniciando, nos anos 1990 e 2000, o desenvolvimento da chamada "alta gastronomia", cada vez mais criativa e reconhecida. Aqui, praticada por chefs como Alex Atala. Mais atualmente, outro brasileiro cruzou o caminho do chef francês, a chef Tabata Bonardi. No fim de 2013, foi selecionada pelo Paul Bocuse para ser a chef de um novo restaurante que ele estava montando em Lyon, o Marguerite, sendo a primeira mulher da história a chefiar a cozinha de uma casa do grupo de Bocuse. Dos ensinamentos de Bocuse nasceram chefs estrelados como Alain Ducasse, Jean-Georges Vongerichten e Daniel Boulud, entre muitos outros. Atualmente o Paul Bocuse Group conta com mais de 15 empreendimentos, além do considerado e mais importante de toda a sua trajetória do mundo gastronômico, o L’Auberge du Pont de Collonges. REFERÊNCIA http://descubralyon.com.br/paul-bocuse/ https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/20/Quem-foi-Paul-Bocuse.-E-qual-a-sua-import%C3%A2ncia-para-a-gastronomia
Comments