Oi pessoal!! Vou falar pra vocês sobre um chef francês, até porque se estamos na área da comida, nada mais justo falarmos sobre aqueles que preparam a comida. Mas não contarei sobre um chef qualquer, o prestigiado aqui é um chef histórico, clássico, que trouxe um padrão pra cozinha francesa, Auguste Escoffier.
Escoffier se baseou no trabalho de Antoine Carême, porém ele simplificou e modernizou. (Ficou curioso sobre o Carême? Temos um post falando sobre ele por aqui, corre lá). Ele também era um escritor e inventou várias receitas, mas o que o tornou tão importante para nós do mundo da gastronomia foi que ele elevou o status do chef e colocou ordem na profissão. Acho que todo mundo já ouviu falar das funções na cozinha, que tem um sistema de hierarquia a ser seguido. Esse sistema é chamado de brigada. Escoffier é o responsável por essa divisão e organização, onde cada pessoa na cozinha é responsável pelo seu setor. E foi ele também que trouxe o serviço onde se serve um prato por vez, na ordem do menu. OBRIGADA ESCOFFIER por manter a cozinha organizada!!
Outra curiosidade super legal sobre ele, ele se juntou com o César Ritz e fundaram vários hotéis: o Grand Hotel em Roma e os numerosos Hotéis Ritz, que são bem famosos, mas acabaram levando o sobrenome apenas de César. Talvez por ser mais curto para se pronunciar. Algumas pesquisas dizem que ele que criou o Tournedó Rossini, outras dizem que foi Carême. Fica aí a incerteza pra gente. Mas independente de quem foi, vamos agradecer, que é um prato muito lindo e sabororo.
É um medalhão de filé mignon bem alto, frito na manteiga servido com croutons e com uma fatia quente de foie gras. Ainda se usa trufas para decorar e acompanha um molho madeira. É isso pessoal, continue nos acompanhando aqui que vai ter muita curiosidade boa sobre a gastronomia francesa. E depois dessa foto ai, partiu comer que deu fome!! Beijos Nayana
Comments