Alain Ducasse é um chef de cozinha, com 53 anos. Nasceu na França, mas hoje é cidadão de Mônaco.
Em 1972, quando ele tinha dezesseis anos, começou um estágio no restaurante Pavillon Landais em Soustons e no Bordeaux hotel escola. Após esse aprendizado, Ducasse começou a trabalhar em Michel Guérard’s restaurante enquanto também trabalhava para Gaston Lenôtre durante os meses de verão. Em 1977, Ducasse começou a trabalhar como assistente no Moulin de Mougins sob lendário chef Roger Vergé, criador da Cuisine du Soleil, e aprender a Provençal métodos de cozimento.
A primeira posição de Ducasse como chef veio em 1980 quando ele assumiu a cozinha do L’Amandier. Um ano depois, ele assumiu o cargo de chef de cozinha em La Terrasse no Hotel Juana. Em 1984, ele foi premiado com duas estrelas no Guia Michelin Red Guide. Nesse mesmo ano, Ducasse foi o único sobrevivente de um Learjet acidente que quase tirou sua vida.
Ducasse se tornou o primeiro chef a possuir restaurantes com três estrelas Michelin em três cidades.
Ducasse tornou-se conhecido por seus escritos e influências.
Ducasse também é apenas um dos dois chefs a ter 21 estrelas Michelin ao longo de sua carreira (o restaurante de Nova York foi retirado do Guia Michelin 2007 porque o restaurante estava programado para fechar). Sendo assim, Ducasse “coleciona” 19 estrelas Michelin.
Ele foi convidado especial nas versões americana e italiana do MasterChef .
Em 2013, ele recebeu o prêmio Lifetime Achievement na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.
- Ducasse também é autor de vários livros, sendo o mais famoso a Enciclopédia Culinária Alain Ducasse.
- Ducasse possui mais de 20 restaurante espalhados pelo mundo, entre eles: Alain Ducasse no Dorchester, Aux Lyonnais, Benoit, Le Rech, Le Jules Verne, Le Louis XV, Trattoria Toscana L’Andana
Por: Isabela Bonatto
Kommentare